Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

JOB REPORT 1

GraU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE Componentes eletrônicos para áudio, vídeo, telecomunicações, informática e empresas automobilísticas

PROBLEMA

A empresa fabricava componentes de alta confiabilidade e tinha um atendimento muito bom, porém os clientes, empresas montadoras de produtos eletroeletrônicos apresentavam muitas queixas na área de política comercial. Devido a essa situação, havia a necessidade de avaliar qual o grau de satisfação dos clientes em relação à empresa, assim como, seus anseios sobre os fornecedores de componentes. E dependendo dos resultados da pesquisa de grau de satisfação, a empresa iria fazer ajustes adequados.

SOLUÇÃO

Foi aplicada uma pesquisa de semiprofundidade presencial e por telefone para levantar as opiniões dos clientes* sobre o posicionamento mercadológico da empresa e seus concorrentes; a classificação dos fornecedores segundo os principais fatores de decisão de compra (4P’s) e razões que davam base a essas classificações, além de outros aspectos. Foram entrevistados de 2 a 4 executivos que faziam parte da cadeia de decisão de compra dos clientes.

(*) mercado de áudio e vídeo, telecomunicações, informática e automotivo

RESULTADO

Com as informações do estudo de mercado a Florenzano Marketing criou uma matriz contendo 19 fatores de decisão de compras, abrangendo praticamente todos os aspectos do negócio. Através dessa matriz ficou claro para o cliente que ele superava os concorrentes em todos os aspectos menos na área de política comercial onde perdia por uma estreita margem. Por conta disso, continuou na liderança do mercado e manteve sua política de preços premium.

JOB REPORT 2

ANÁLISE COMPETITIVA DA FORÇA MERCADOLÓGICA DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PNEUMÁTICA.

PROBLEMA

A empresa, um dos líderes desse mercado, queria conhecer a real situação do mercado brasileiro na área de automação industrial de sua especialidade e quais eram as possibilidades de incrementar a sua política comercial, daí a necessidade de conhecer a sua força mercadológica no mercado, assim como definir a participação dos concorrentes. Outro aspecto era conhecer a opinião atual dos clientes e perspectivas de mercado.

SOLUÇÃO

Foi aplicada uma pesquisa qualitativa em profundidade, por analistas de mercado especializados, junto a fabricantes de máquinas e usuários finais dos sistemas de automação industrial, distribuidores, especialistas e fontes secundárias, totalizando mais de 700 entrevistas. Foram entrevistados 2 executivos de cada cliente, da área de compras e outro da engenharia. Os clientes foram distribuídos em 21 segmentos de mercado e ainda divididos em clientes A, clientes B e clientes C, da curva ABC.

RESULTADO

Foi definido o mercado brasileiro de automação industrial do segmento daquela empresa, as perspectivas de crescimento das vendas para os próximos anos, assim como futuras tendências de produtos a serem aplicados no mercado de automação industrial.

A empresa ficou sabendo qual era a sua força mercadológica e dos concorrentes, em casa grupo de clientes da curva ABC.

Com o conhecimento das informações do mercado, a empresa pôde formular sua estratégia mercadológica de forma segura e objetiva, o que permitiu manter o seu posicionamento e aumentar a sua participação no mercado já no ano seguinte.