JOB REPORT 1
GraU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DE Componentes eletrônicos para áudio, vídeo, telecomunicações, informática e empresas automobilísticas
PROBLEMA
A empresa fabricava componentes de alta confiabilidade e tinha um atendimento muito bom, porém os clientes, empresas montadoras de produtos eletroeletrônicos apresentavam muitas queixas na área de política comercial. Devido a essa situação, havia a necessidade de avaliar qual o grau de satisfação dos clientes em relação à empresa, assim como, seus anseios sobre os fornecedores de componentes. E dependendo dos resultados da pesquisa de grau de satisfação, a empresa iria fazer ajustes adequados.
SOLUÇÃO
Foi aplicada uma pesquisa de semiprofundidade presencial e por telefone para levantar as opiniões dos clientes* sobre o posicionamento mercadológico da empresa e seus concorrentes; a classificação dos fornecedores segundo os principais fatores de decisão de compra (4P’s) e razões que davam base a essas classificações, além de outros aspectos. Foram entrevistados de 2 a 4 executivos que faziam parte da cadeia de decisão de compra dos clientes.
(*) mercado de áudio e vídeo, telecomunicações, informática e automotivo
Com as informações do estudo de mercado a Florenzano Marketing criou uma matriz contendo 19 fatores de decisão de compras, abrangendo praticamente todos os aspectos do negócio. Através dessa matriz ficou claro para o cliente que ele superava os concorrentes em todos os aspectos menos na área de política comercial onde perdia por uma estreita margem. Por conta disso, continuou na liderança do mercado e manteve sua política de preços premium.
JOB REPORT 2
ANÁLISE COMPETITIVA DA FORÇA MERCADOLÓGICA DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PNEUMÁTICA.
PROBLEMA
A empresa, um dos líderes desse mercado, queria conhecer a real situação do mercado brasileiro na área de automação industrial de sua especialidade e quais eram as possibilidades de incrementar a sua política comercial, daí a necessidade de conhecer a sua força mercadológica no mercado, assim como definir a participação dos concorrentes. Outro aspecto era conhecer a opinião atual dos clientes e perspectivas de mercado.
SOLUÇÃO
Foi aplicada uma pesquisa qualitativa em profundidade, por analistas de mercado especializados, junto a fabricantes de máquinas e usuários finais dos sistemas de automação industrial, distribuidores, especialistas e fontes secundárias, totalizando mais de 700 entrevistas. Foram entrevistados 2 executivos de cada cliente, da área de compras e outro da engenharia. Os clientes foram distribuídos em 21 segmentos de mercado e ainda divididos em clientes A, clientes B e clientes C, da curva ABC.
RESULTADO
Foi definido o mercado brasileiro de automação industrial do segmento daquela empresa, as perspectivas de crescimento das vendas para os próximos anos, assim como futuras tendências de produtos a serem aplicados no mercado de automação industrial.
A empresa ficou sabendo qual era a sua força mercadológica e dos concorrentes, em casa grupo de clientes da curva ABC.
Com o conhecimento das informações do mercado, a empresa pôde formular sua estratégia mercadológica de forma segura e objetiva, o que permitiu manter o seu posicionamento e aumentar a sua participação no mercado já no ano seguinte.