Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

JOB REPORT 1

Estudo de Análise Competitiva e Dimensionamento do Mercado de Malas de Viagem no Brasil

PROBLEMA

Nosso cliente queria vender mais e melhor e para isso precisava saber os anseios e as expectativas de seus clientes de malas de viagens. Outro aspecto era ter uma visão real do ambiente mercadológico do mercado de malas de viagens, com informações detalhadas do comportamento dos clientes, assim como, também dos concorrentes.

SOLUÇÃO

A Florenzano Marketing recomendou um estudo de mercado junto às lojas de malas e bolsas para analisar as opiniões dos gerentes comerciais e balconistas sobre os aspectos do produto, preço, atendimento e imagem dos concorrentes no mercado. Através dos balconistas foram levantados os anseios e expectativas dos consumidores.
Foram entrevistados especialistas do mercado e fontes secundárias para complementar as informações levantadas junto aos canais de distribuição.

RESULTADO

Com o conhecimento da força mercadológica dos concorrentes nesse mercado, a empresa identificou seu posicionamento estratégico e em que fator de decisão de compra ela era mais forte ou mais fraca que seus concorrentes. O levantamento das informações dos consumidores e mais o conhecimento do tamanho do mercado complementaram as informações de força mercadológica.

Por conta disso a empresa pôde desenvolver um plano de negócios abrangendo todos os principais fatores de decisão de compra, com ações e projetos bem direcionados, que resultaram num aumento de sua força mercadológica e consequentemente de sua participação no mercado.

JOB REPORT 2

Dimensionamento e distribuição do consumo de móveis de copa e cozinha em valor R$ pelas famílias de cada um dos 5.570 municípios do Brasil 

PROBLEMA

Empresa do segmento de móveis para cozinha não conhecia o potencial do mercado por região do Brasil e por município e por conta disso tinha dificuldade de cobrar resultados de seus representantes. Por outro lado seus representantes também tinham sua motivação prejudicada por não saberem ao certo qual o real potencial do mercado que eles estavam trabalhando. Assim como seus representantes, muitos revendedores não queriam investir nas suas lojas por falta de informação de mercado. Havia reclamações de alguns revendedores sobre a saturação do mercado.

SOLUÇÃO

Indicamos ao cliente o IPC-Florenzano, móveis de copa e cozinha um trabalho específico com informações detalhadas sobre o consumo familiar de 5.570 municípios do Brasil. Esse estudo de mercado proporciona uma cobertura geográfica total do mercado e mostra os gastos efetivos das famílias com a compra de móveis de copa e cozinha por município, com o valor real consumido.

RESULTADO

Esse estudo de potencial de mercado de móveis de copa e cozinha deu base e segurança ao executivo responsável pela área comercial, para definir objetivos de vendas conforme o real potencial de cada município ou região de vendas. O mercado foi dividido em três linhas de produto, para atender o mercado das classes A, B e C conforme mostrado no IPC Florenzano. Foram tomadas ações para explorar os municípios que tinham maior consumo e definidos objetivos de vendas reais para os representantes e uma redefinição do número de lojas por região, entre outros aspectos.