JOB REPORT 1
Estudo de oportunidades No mercado de logística aérea
PROBLEMA
A empresa especializada em logística de carga aérea queria avaliar quais eram as oportunidades nessa modalidade de transporte, principalmente serviços diferenciados que pudessem agregar valor aos seus negócios e também nos negócios de seus clientes. A idéia era avaliar os anseios e necessidades dos clientes e as atividades da concorrência para encontrar novas possibilidades e possíveis vulnerabilidades do negócio de transporte aéreo
SOLUÇÃO
Esse projeto foi feito através de pesquisas qualitativas junto aos principais segmentos do mercado de transporte aéreo de carga no território nacional.
Foram entrevistadas empresas clientes, operadores logísticos, companhias aéreas e Correios e analisados o comportamento dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, avaliados os anseios dos clientes, possibilidades de parceria e outras informações.
RESULTADO
Com os resultados desse estudo a empresa elaborou um plano de negócios com definição das linhas de ação para agregar valor aos negócios dos clientes e assim tornar diferenciada sua venda de serviços. Foram levantados uma série de informações que deram base a esse plano como definição do tamanho do mercado, perspectivas, segmentos do mercado de carga aérea mais atraentes, anseios e necessidades dos clientes quanto ao serviço de entrega e coleta no mesmo dia; prontidão para recolher a carga na hora em que o cliente necessitar; agilidade no contra fluxo de cargas (garantia); transportadores de carga rodoviária mais qualificados; serviço de embalagem antes do embarque e outros aspectos.
JOB REPORT 2
Grau de satisfação de revendedores de autos e clientes finais quanto aos serviços on-line do banco
PROBLEMA
Nosso cliente, um banco de grande porte, com atuação junto a maioria das revendas de veículos no Brasil sofria uma concorrência acirrada de outros bancos desse mercado que ofereciam muitas facilidades aos clientes. Por conta disso, havia a necessidade de avaliar qual era a percepção dos clientes quanto aos serviços on-line colocados à disposição dos clientes – revendedores e tomadores de crédito.
SOLUÇÃO
Foi adotado uma metodologia qualitativa e quantitativa para responder às necessidades desse trabalho em âmbito nacional. Com a análise das pesquisas qualitativas foi desenvolvido um questionário estruturado para ser aplicado junto aos revendedores de veículos e clientes tomadores de crédito baseado numa amostra significativa.
Os resultados das duas pesquisas foram consolidados permitindo uma análise do relatório como um todo.
RESULTADO
O grau de satisfação quanto ao site e Central de Atendimento abrangeu diversos aspectos como o seu grau de importância na solução dos problemas operacionais tanto dos revendedores quanto dos tomadores de crédito. Foi importante descobrir os motivos da desistência de acessar o site ou a Central de Atendimento e avaliados outros aspectos como o tempo de espera e anseios de melhor atendimento.
Os resultados desse estudo de mercado serviram de base para a tomada de decisão e para a implementação de uma estratégia de atendimento on-line para ir de encontro aos anseios dos clientes.