Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket
Estudo de oportunidades para vender frutos do mar em conserva.
PROBLEMA
A empresa de alimentos industrializados queria aumentar a sua linha de produtos e os frutos do mar em conserva eram uma boa oportunidade de negócio, pois esse mercado é bastante difundido internacionalmente.
A pesquisa de mercado deveria responder se o mercado brasileiro era receptivo a linha de produtos de frutos do mar em conserva, explorar quais os canais de distribuição mais adequados e outros aspectos.
SOLUÇÃO
A Florenzano Marketing propôs um estudo cruzado com informações qualitativas dos canais de distribuição (supermercados, boutiques de peixes e empórios gastronômicos) e de consumidores institucionais (restaurantes e hotéis) “versus” um estudo quantitativo feito junto a consumidores finais.
Para uma avaliação profunda para o lançamento desses produtos foi necessário fazer uma ANÁLISE DE OPORTUNIDADE para definir o tamanho desse mercado, fatores de decisão de compra, grau de exigência dos clientes em relação à qualidade do produto, hábitos de compra dos consumidores final e institucional, entre outros aspectos.
Foi feito uma ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA que mostrou os pontos fortes e fracos desse mercado, concorrência com produtos frescos, preços praticados e métodos de vendas e marketing.
Para complementar foi feita uma ANÁLISE DADISTRIBUIÇÃO/LOGÍSTICA onde foram explorados como os produtos são vendidos no mercado, necessidade de promotores de vendas, utilização de distribuidores de venda e outros aspectos.
RESULTADO
Com as informações obtidas nas análises de oportunidade, concorrência e distribuição, o cliente pôde ter uma visão total do ambiente mercadológico para frutos do mar em conserva no Brasil e pôde desenvolver um estudo de investimento, considerando todos os aspectos positivos e negativos desse negócio.