Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

Estudo de novas oportunidades de mercado de embalagens sopradas em farmácias de manipulação.

PROBLEMA

Nosso cliente, tradicional empresa do segmento plástico, queria avaliar a oportunidade de participar do mercado de embalagens sopradas onde os maiores consumidores são as mais de 6000 farmácias de manipulação existentes no Brasil, e outros consumidores da área de saúde como laboratórios de análise clínica e hospitais. A principal pergunta a ser respondida pelo estudo de mercado era: Como entrar nesse mercado?

SOLUÇÃO

Foi definida uma amostra significativa de farmácias de manipulação, distribuidores, transportadoras, fabricantes e especialistas na área, fabricantes de tampas e outras fontes secundárias.

Para o lançamento desse produto, foi necessário fazer uma ANÁLISE DE OPORTUNIDADE para definir o tamanho desse mercado, fatores de decisão de compra, grau de exigência dos clientes em relação à qualidade da embalagem e aparência, qual a quantidade de modelos necessários, entre outros aspectos.

Foi feito uma ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA que mostrou os pontos fortes e fracos dessas empresas, preços praticados e métodos de vendas e marketing.

Para complementar foi feita uma ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO/LOGÍSTICA onde foram explorados a venda dos concorrentes aos distribuidores; logística utilizada na entrega; de que forma os clientes compram essas embalagens; freqüência de entrega e outros aspectos.

 RESULTADO

Descobriu-se que o mercado de embalagens sopradas é muito competitivo e os maiores consumidores são os laboratórios farmacêuticos, indústrias químicas e de bebidas.

Com as informações obtidas nas análises de oportunidade, concorrência e distribuição, o cliente pôde ter uma visão total do ambiente mercadológico das embalagens sopradas no Brasil e pôde desenvolver um estudo de investimento, considerando todos os aspectos positivos e negativos desse negócio.