Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

Estudo de grau de satisfação de logística portuária

PROBLEMA

A empresa tinha como meta alcançar padrões superiores de qualidade no seu atendimento e também a criação de serviços com VALOR agregado para fidelizar os clientes e manter uma política de preços “premium”. Outro aspecto era utilizar o estudo de grau de satisfação para promover a imagem da empresa junto aos clientes.

SOLUÇÃO

Foram realizadas 100 entrevistas junto a importadores e despachantes com executivos da área comercial e operacional dessas empresas, além de entrevistas com transportadoras e os próprios executivos da empresa.

Foram utilizados questionários estruturados com algumas perguntas abertas abrangendo as 5 principais áreas de prestação de serviços da empresa – política comercial, aspectos de confiabilidade, central de atendimento, qualidade dos serviços de apoio e qualidade dos serviços de movimentação de contêineres/carga.

RESULTADO

Com os resultados dessa pesquisa a empresa desenvolveu várias ações e projetos que resultaram em: melhora do tempo de resposta aos clientes; diminuição dos custos totais da cadeia de logística dos clientes; melhora do padrão de qualidade dos serviços prestados; agregar mais VALOR aos serviços prestados e atrair volumes de movimentação capazes de gerar maiores retornos para a empresa.