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Análise competitiva da força mercadológica das empresas no mercado de Utilidades Domésticas de plástico.

PROBLEMA

A empresa queria comparar sua situação mercadológica atual com o seu posicionamento mercadológico de 2 anos atrás, pois no mercado de utilidades domésticas, como em outros mercados há uma concorrência muito grande e podem surgir  alterações significativas de um ano para o outro. Havia necessidade de analisar a capacidade competitiva dos concorrentes nesse mercado, seus pontos mais fortes e até os pontos mais fracos, assim como o grau de satisfação dos revendedores em relação aos fabricantes de UD.

SOLUÇÃO

A Florenzano Marketing recomendou fazer um levantamento de informações junto aos executivos comerciais de supermercados, lojas de departamentos, atacadistas, lojas de varejo e clientes institucionais nas principais regiões do Brasil. Através de entrevistas de semiprofundidade foram analisados os processos de decisão de compra dos clientes com a descoberta das razões mais importantes para a escolha de um determinado fornecedor de utilidades domésticas em plásticos, (banheiro, cozinha, hobby, infantil, limpeza, organizadores e outros). Além disso, os clientes responderam questões sobre produto, políticas comerciais, imagem de marca e atendimento.

RESULTADO

Com o conhecimento da força mercadológica atual da empresa e de seus concorrentes, ela pôde comparar os resultados da pesquisa de mercado anterior com essa nova pesquisa. Descobriu que havia dois novos entrantes no mercado e que dois outros concorrentes tinham aumentado suas participações no mercado. Por conta disso, desenvolveu um plano de negócios que conseguiu barrar esses concorrentes e defender sua participação no mercado.