Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

Dimensionamento do mercado de som automotivo e analise competitiva nos magazines

PROBLEMA

O mercado de som automotivo nas lojas de departamentos e magazines era um mercado muito concorrido e novo para a empresa e havia a necessidade de descobrir qual era o seu tamanho e também a força mercadológica dos concorrentes no mercado e ter uma visão do comportamento do mercado – forças e fraquezas por cidade, região e total Brasil.

Outro aspecto era descobrir a importância de cada um dos fatores de decisão de compra dos clientes e a identificação dos motivos de sua preferência por produtos de uma determinada marca em detrimento de outra.

SOLUÇÃO

A Florenzano Marketing fez uma análise competitiva da força mercadológica dos concorrentes junto às 41 maiores redes de magazines do Brasil, onde foram entrevistados executivos da área comercial e uma amostra significativa de gerentes de lojas.

Essas entrevistas foram complementadas por um cuidadoso levantamento de fontes secundárias junto a especialistas da área, dados de importação e outras informações.

A empresa ficou sabendo a sua participação no mercado, assim como a participação de seus concorrentes; também ficou sabendo qual o poder real de sua força mercadológica e descobriu que essa força tinha uma forte correlação com sua participação nesse segmento de mercado. Foram descobertos também, os pontos fortes e fracos mais relevantes de cada concorrente do mercado.

RESULTADO

A empresa realizou diversas ações para aproveitar as oportunidades que surgiram a partir desse estudo de mercado – foram reforçados os aspectos positivos, corrigidos e contornados os pontos fracos e como resultado a empresa se posicionou entre os 4 maiores players desse mercado.