JOB REPORT 1
ESTUDO DE NOVAS OPORTUNIDADES DE MERCADO DE EMBALAGENS SOPRADAS EM FARMÁCIAS DE MANIPULAÇÃO.
PROBLEMA
Nosso cliente, tradicional empresa do segmento plástico, queria avaliar a oportunidade de participar do mercado de embalagens sopradas onde os maiores consumidores são as mais de 6000 farmácias de manipulação existentes no Brasil, e outros consumidores da área de saúde como laboratórios de análise clínica e hospitais. A principal pergunta a ser respondida pelo estudo de mercado era: Como entrar nesse mercado?
SOLUÇÃO
Foi definida uma amostra significativa de farmácias de manipulação, distribuidores, transportadoras, fabricantes e especialistas na área, fabricantes de tampas e outras fontes secundárias.
Para o lançamento desse produto, foi necessário fazer uma ANÁLISE DE OPORTUNIDADE para definir o tamanho desse mercado, fatores de decisão de compra, grau de exigência dos clientes em relação à qualidade da embalagem e aparência, qual a quantidade de modelos necessários, entre outros aspectos.
Foi feito uma ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA que mostrou os pontos fortes e fracos dessas empresas, preços praticados e métodos de vendas e marketing.
Para complementar foi feita uma ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO/LOGÍSTICA onde foram explorados a venda dos concorrentes aos distribuidores; logística utilizada na entrega; de que forma os clientes compram essas embalagens; freqüência de entrega e outros aspectos.
RESULTADO
Descobriu-se que o mercado de embalagens sopradas é muito competitivo e os maiores consumidores são os laboratórios farmacêuticos, indústrias químicas e de bebidas.
Com as informações obtidas nas análises de oportunidade, concorrência e distribuição, o cliente pôde ter uma visão total do ambiente mercadológico das embalagens sopradas no Brasil e pôde desenvolver um estudo de investimento, considerando todos os aspectos positivos e negativos desse negócio.
JOB REPORT 2
ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DO CONSUMO DE CHOCOLATES EM VALOR r$, NOS 5.570 MUNICÍPIOS DO BRASIL.
PROBLEMA
Empresa do segmento alimentício buscou a Florenzano Marketing para conhecer a distribuição real do mercado de Chocolate no Brasil e definir corretamente o esforço mercadológico que deveria fazer em cada município brasileiro e localizar seus clientes potenciais e prioritários.
SOLUÇÃO
Indicamos ao cliente o IPC-Florenzano Chocolates, um trabalho específico com informações detalhadas sobre o consumo familiar de 5.570 municípios do Brasil. Esse estudo de mercado proporciona uma cobertura geográfica total do mercado e mostrando os gastos efetivos das famílias com a compra de chocolates em barras, bombons e ovos de páscoa, município a município, com o valor real consumido, sem distorções de interpretação.
RESULTADO
Esse estudo de potencial de mercado deu base e segurança ao executivo responsável pela área comercial, para definir objetivos de vendas conforme o real potencial de cada município ou região de vendas. Por conta disso a exigência de desempenho aos representantes de vendas passou a ser mais equitativa, foram tomadas várias ações para aumentar as vendas nos mercados mais promissores e corrigir falhas na distribuição. Os investimentos de promoção e propaganda foram direcionados para apoiar os esforços da equipe de vendas.
Todos os Direitos Reservados – @2022 Florenzano Marketing
Fone (11) 3862-8878 / 9.9944-2337 e-mail: florenzano@florenzano.com.br
Rua Madre Maria Angélica Rezende, 534 cj.2 – Vila Madalena – São Paulo – SP.