Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

JOB REPORT 1

ESTUDO DE NOVAS OPORTUNIDADES DE MERCADO DE EMBALAGENS SOPRADAS EM FARMÁCIAS DE  MANIPULAÇÃO.

PROBLEMA

Nosso cliente, tradicional empresa do segmento plástico, queria avaliar a oportunidade de participar do mercado de embalagens sopradas onde os maiores consumidores são as mais de 6000 farmácias de manipulação existentes no Brasil, e outros consumidores da área de saúde como laboratórios de análise clínica e hospitais. A principal pergunta a ser respondida pelo estudo de mercado era: Como entrar nesse mercado?

SOLUÇÃO

Foi definida uma amostra significativa de farmácias de manipulação, distribuidores, transportadoras, fabricantes e especialistas na área, fabricantes de tampas e outras fontes secundárias.

Para o lançamento desse produto, foi necessário fazer uma ANÁLISE DE OPORTUNIDADE para definir o tamanho desse mercado, fatores de decisão de compra, grau de exigência dos clientes em relação à qualidade da embalagem e aparência, qual a quantidade de modelos necessários, entre outros aspectos.

Foi feito uma ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA que mostrou os pontos fortes e fracos dessas empresas, preços praticados e métodos de vendas e marketing.

Para complementar foi feita uma ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO/LOGÍSTICA onde foram explorados a venda dos concorrentes aos distribuidores; logística utilizada na entrega; de que forma os clientes compram essas embalagens; freqüência de entrega e outros aspectos.

 RESULTADO

Descobriu-se que o mercado de embalagens sopradas é muito competitivo e os maiores consumidores são os laboratórios farmacêuticos, indústrias químicas e de bebidas.

Com as informações obtidas nas análises de oportunidade, concorrência e distribuição, o cliente pôde ter uma visão total do ambiente mercadológico das embalagens sopradas no Brasil e pôde desenvolver um estudo de investimento, considerando todos os aspectos positivos e negativos desse negócio.

JOB REPORT 2

ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DO CONSUMO DE CHOCOLATES EM VALOR r$, NOS 5.570 MUNICÍPIOS DO  BRASIL.

PROBLEMA

Empresa do segmento alimentício buscou a Florenzano Marketing para  conhecer a distribuição real do  mercado de Chocolate no Brasil e definir corretamente o esforço mercadológico que deveria fazer em cada município brasileiro e localizar seus clientes potenciais e prioritários.

SOLUÇÃO

Indicamos ao cliente o IPC-Florenzano Chocolates, um trabalho específico com informações detalhadas sobre o consumo familiar de 5.570 municípios do Brasil. Esse estudo de mercado proporciona uma cobertura geográfica total do mercado e mostrando os gastos efetivos das famílias com a compra de chocolates em barras, bombons e ovos de páscoa, município a município, com o valor real consumido, sem distorções de interpretação.

RESULTADO

Esse estudo de potencial de mercado deu base e segurança ao executivo responsável pela área comercial, para definir objetivos de vendas conforme o real potencial de cada município ou região de vendas. Por conta disso a exigência de desempenho aos representantes de vendas passou a ser mais equitativa, foram tomadas várias ações para aumentar as vendas nos mercados mais promissores e corrigir falhas na distribuição.  Os investimentos de promoção e propaganda foram direcionados para apoiar os esforços da equipe de vendas.