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Planejamento estratégico e plano de negócios no mercado de ferramentas manuais

PROBLEMA

A empresa estava descontente com os lucros proporcionados pela sua linha de ferramentas manuais e queria realizar ações e desenvolver projetos para corrigir uma série de aspectos, tanto de linha de produtos como comunicação, política comercial, distribuição e atendimento. Por conta desses fatores, sentiu-se a necessidade de conhecer com maior profundidade o ambiente mercadológico do mercado de ferramentas manuais, tanto sob o ponto de vista de clientes como da força da concorrência.

A Florenzano Marketing foi contratada para realizar a pesquisa no mercado de ferramentas manuais – o dimensionamento do mercado e o estudo de força mercadológica das principais empresas concorrentes nos seguintes grupos de produtos: Aperto, Alicate, Medição, Corte, Impacto, Construção e Agrícola.

Feito esse estudo de mercado, a empresa já tinha condições de formular seu planejamento estratégico com mais segurança.

SOLUÇÃO

Os consultores da Florenzano Marketing desenvolveram uma metodologia consistente para auxiliar os executivos da empresa a definir uma estratégia de desenvolvimento.

A nossa forma de atuação privilegia o envolvimento e o comprometimento da equipe do cliente com a estratégia formulada. Dessa forma os consultores da Florenzano atuaram como facilitadores, questionadores e orientadores do processo de desenvolvimento do plano estratégico da empresa.

Foram realizados Workshops com os executivos da empresa para desenvolver o plano estratégico em 4 fases principais: Formulação estratégica (o que); Planejamento das ações estratégicas (como); Orçamento estratégico (a que custo) e Implantação e controle (quem e quando).

RESULTADO

Com o planejamento estratégico desenvolvido, os executivos da empresa passaram a compartilhar da mesma visão da diretoria, o que garantiu maior eficácia no desenvolvimento das ações e projetos que foram definidos.

A empresa passou a ter lucros maiores e 1 ano depois tinha multiplicado seu valor de mercado, o que foi muito importante na formação de uma joint-venture com outra empresa.