job Report 1
ANÁLISE COMPETITIVA DA FORÇA MERCADOLÓGICA DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PNEUMÁTICA
PROBLEMA
A empresa, um dos líderes desse mercado, queria conhecer a real situação do mercado brasileiro na área de automação industrial de sua especialidade e quais eram as possibilidades de incrementar a sua política comercial, daí a necessidade de conhecer a sua força mercadológica no mercado, assim como definir a participação dos concorrentes. Outro aspecto era conhecer a opinião atual dos clientes e perspectivas de mercado.
SOLUÇÃO
Foi aplicada uma pesquisa qualitativa em profundidade, por analistas de mercado especializados, junto a fabricantes de máquinas e usuários finais dos sistemas de automação industrial, distribuidores, especialistas e fontes secundárias, totalizando mais de 700 entrevistas. Foram entrevistados 2 executivos de cada cliente, da área de compras e outro da engenharia. Os clientes foram distribuídos em 21 segmentos de mercado e ainda divididos em clientes A, clientes B e clientes C, da curva ABC.
RESULTADO
Foi definido o mercado brasileiro de automação industrial do segmento daquela empresa, as perspectivas de crescimento das vendas para os próximos anos, assim como futuras tendências de produtos a serem aplicados no mercado de automação industrial.
A empresa ficou sabendo qual era a sua força mercadológica e dos concorrentes, em cada grupo de clientes da curva ABC.
Com o conhecimento das informações do mercado, a empresa pôde formular sua estratégia mercadológica de forma segura e objetiva, o que permitiu manter o seu posicionamento e aumentar a sua participação no mercado já no ano seguinte.
job Report 2
Análise competitiva no mercado de laminados plásticos
PROBLEMA
A empresa precisava se atualizar em relação às mudanças que houve nos segmentos de mercado de sua atuação, (transporte, indústria de bens de consumo*, recreação, comunicação visual, toldos e encerados) e novos concorrentes estavam entrando no mercado e era necessário fidelizar os clientes.
(*) Fabricantes de pastas, carteiras, brindes, cadernos, embalagens, brinquedos e vestuário, entre outros.
SOLUÇÃO
Foram aplicados questionários qualitativos junto a clientes industriais e revendedores para levantar informações sobre o grau de satisfação desses clientes com seus fornecedores e realizado uma análise competitiva para avaliar o poder mercadológico da empresa. Por conta disso, descobriu-se uma série de aspectos que poderiam ser melhorados e outros aspectos positivos que poderiam ser reforçados.
O estudo de mercado foi dividido para trazer respostas dos 5 segmentos de mercado de atuação do cliente, considerando todo território nacional.
RESULTADO
Um dos aspectos mais importantes desse trabalho foi avaliar a competitividade da empresa em cada um dos segmentos de mercado que atuava, permitindo correções específicas por mercado.
Essa análise competitiva e de grau de satisfação permitiu que a empresa corrigisse sua estratégia competitiva no mercado resultando em melhorias que aumentaram a sua participação no mercado de laminados de comunicação visual, encerados de vinil e filmes de PVC.
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