Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket

job Report 1

ANÁLISE COMPETITIVA DA FORÇA MERCADOLÓGICA DAS EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM SISTEMAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PNEUMÁTICA

PROBLEMA

A empresa, um dos líderes desse mercado, queria conhecer a real situação do mercado brasileiro na área de automação industrial de sua especialidade e quais eram as possibilidades de incrementar a sua política comercial, daí a necessidade de conhecer a sua força mercadológica no mercado, assim como definir a participação dos concorrentes. Outro aspecto era conhecer a opinião atual dos clientes e perspectivas de mercado.

SOLUÇÃO

Foi aplicada uma pesquisa qualitativa em profundidade, por analistas de mercado especializados, junto a fabricantes de máquinas e usuários finais dos sistemas de automação industrial, distribuidores, especialistas e fontes secundárias, totalizando mais de 700 entrevistas. Foram entrevistados 2 executivos de cada cliente, da área de compras e outro da engenharia. Os clientes foram distribuídos em 21 segmentos de mercado e ainda divididos em clientes A, clientes B e clientes C, da curva ABC.

RESULTADO

Foi definido o mercado brasileiro de automação industrial do segmento daquela empresa, as perspectivas de crescimento das vendas para os próximos anos, assim como futuras tendências de produtos a serem aplicados no mercado de automação industrial.

A empresa ficou sabendo qual era a sua força mercadológica e dos concorrentes, em cada grupo de clientes da curva ABC.

Com o conhecimento das informações do mercado, a empresa pôde formular sua estratégia mercadológica de forma segura e objetiva, o que permitiu manter o seu posicionamento e aumentar a sua participação no mercado já no ano seguinte.

job Report 2

Análise competitiva no mercado de laminados plásticos

(na foto, exemplo do laminado plástico na comunicação visual)

PROBLEMA

A empresa precisava se atualizar em relação às mudanças que houve nos segmentos de mercado de sua atuação, (transporte, indústria de bens de consumo*, recreação, comunicação visual, toldos e encerados) e novos concorrentes estavam entrando no mercado e era necessário fidelizar os clientes.

(*) Fabricantes de pastas, carteiras, brindes, cadernos, embalagens, brinquedos e vestuário, entre outros.

SOLUÇÃO

Foram aplicados questionários qualitativos junto a clientes industriais e revendedores para levantar informações sobre o grau de satisfação desses clientes com seus fornecedores e realizado uma análise competitiva para avaliar o poder mercadológico da empresa. Por conta disso, descobriu-se uma série de aspectos que poderiam ser melhorados e outros aspectos positivos que poderiam ser reforçados.

O estudo de mercado foi dividido para trazer respostas dos 5 segmentos de mercado de atuação do cliente, considerando todo território nacional.

RESULTADO

Um dos aspectos mais importantes desse trabalho foi avaliar a competitividade da empresa em cada um dos segmentos de mercado que atuava, permitindo correções específicas por mercado.

Essa análise competitiva e de grau de satisfação permitiu que a empresa corrigisse sua estratégia competitiva no mercado resultando em melhorias que aumentaram a sua participação no mercado de laminados de comunicação visual, encerados de vinil e filmes de PVC.