Estudo do mercado, Potencial de Consumo, Grau de Satisfação, Pesquisa de Mercado, Inteligência de Mercado, Marketing de Consumo, Marketing Industrial, Análise de Concorrência, Business to Business, Dimensionamento do Mercado, Aftermarket
Estudo de “consumer experience” de componentes eletrônicos junto a empresas fabricantes de produtos eletroeletrônicos.
PROBLEMA
A empresa fabricava componentes de alta confiabilidade e tinha um atendimento muito bom, porém os clientes, empresas montadoras de produtos eletroeletrônicos apresentavam muitas queixas na área de política comercial. Devido a essa situação, havia a necessidade de avaliar qual o grau de satisfação dos clientes em relação à empresa, assim como, seus anseios sobre os fornecedores de componentes. E dependendo dos resultados da pesquisa de grau de satisfação, a empresa iria fazer ajustes adequados.
SOLUÇÃO
Foi aplicada uma pesquisa de semiprofundidade presencial e por telefone para levantar as opiniões dos clientes* sobre o posicionamento mercadológico da empresa e seus concorrentes; a classificação dos fornecedores segundo os principais fatores de decisão de compra (4P’s) e razões que davam base a essas classificações, além de outros aspectos. Foram entrevistados de 2 a 4 executivos que faziam parte da cadeia de decisão de compra dos clientes.
(*) mercado de áudio e vídeo, telecomunicações, informática e automotivo
RESULTADO
Com as informações do estudo de mercado a Florenzano Marketing criou uma matriz contendo 19 fatores de decisão de compras, abrangendo praticamente todos os aspectos do negócio. Através dessa matriz ficou claro para o cliente que ele superava os concorrentes em todos os aspectos menos na área de política comercial onde perdia por uma estreita margem. Por conta disso, continuou na liderança do mercado e manteve sua política de preços premium.