JOB REPORT 1
Dimensionamento e analise competitiva no mercado de som automotivo em magazines
PROBLEMA
O mercado de som automotivo nas lojas de departamentos e magazines era um mercado muito concorrido e novo para a empresa e havia a necessidade de descobrir qual era o seu tamanho e também a força mercadológica dos concorrentes no mercado e ter uma visão do comportamento do mercado – forças e fraquezas por cidade, região e total Brasil.
Outro aspecto era descobrir a importância de cada um dos fatores de decisão de compra dos clientes e a identificação dos motivos de sua preferência por produtos de uma determinada marca em detrimento de outra.
SOLUÇÃO
A Florenzano Marketing fez uma análise competitiva da força mercadológica dos concorrentes junto às 41 maiores redes de magazines do Brasil, onde foram entrevistados executivos da área comercial e uma amostra significativa de gerentes de lojas.
Essas entrevistas foram complementadas por um cuidadoso levantamento de fontes secundárias junto a especialistas da área, dados de importação e outras informações.
A empresa ficou sabendo a sua participação no mercado, assim como a participação de seus concorrentes; também ficou sabendo qual o poder real de sua força mercadológica e descobriu que essa força tinha uma forte correlação com sua participação nesse segmento de mercado. Foram descobertos também, os pontos fortes e fracos mais relevantes de cada concorrente do mercado.
RESULTADO
A empresa realizou diversas ações para aproveitar as oportunidades que surgiram a partir desse estudo de mercado – foram reforçados os aspectos positivos, corrigidos e contornados os pontos fracos e como resultado a empresa se posicionou entre os 4 maiores players desse mercado.
JOB REPORT 2
CLÍNICA DE PRODUTO – TRATORES AGRÍCOLAS – JUNTO A FAZENDEIROS DE DIVERSAS REGIÕES DO BRASIL
PROBLEMA
Nosso cliente da área de tratores agrícolas queria avaliar qual a reação de seus clientes diante da alteração de alguns motores de seus tratores e com isso fazer um plano de lançamento de produto para superar possíveis dificuldades mercadológicas.
SOLUÇÃO
Foram programadas 3 CLÍNICAS DE PRODUTO em 3 regiões agrícolas distintas no Brasil com a participação de 10 a 12 clientes por região que tiveram a oportunidade de testar os tratores da empresa + protótipo “versus” tratores da concorrência. Os entrevistados responderam uma série de perguntas em profundidade explorando os aspectos técnicos dos tratores, visuais, ergométricas entre outras.
RESULTADO
Foram explorados aspectos de utilização dos tratores, fidelidade a marca, razões e motivos para mudar de marca, aspectos mais importantes na compra de um trator e características técnicas e operacionais dos tratores como posto do operador, design, servicibilidade, motor, estabilidade e segurança, embreagem, caixa de transmissão e utilização de cabine pelos clientes.
Essa pesquisa permitiu que a empresa lançasse uma nova linha de tratores com melhorias técnicas e um plano de lançamento do novo trator no mercado feito para superar os possíveis pontos fracos e reforçar aspectos positivos.
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